Feira de São Mateus abre a 5 de agosto com programa em cheio

Feira de São Mateus

A inauguração oficial da edição nº624 da Feira de São Mateus terá lugar na noite de 5 de agosto, a partir das 21H30. "Esse momento será vivido intensamente, com uma programação especial, a descoberta das novidades e dos esperados regressos históricos da Feira e com a presença em força da comunidade da região", afirma Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu.

A noite arranca com a ligação da iluminação decorativa da Feira. São milhões de lâmpadas em novas arquiteturas feéricas de luz nas portas, avenidas, ruas e fachadas da feira. Os novos pórticos de luz, inspirados em antigas portas das décadas de 40, 50 e 60 do século passado, farão alusão aos brasões da cidade de Viseu e ao centenário dos Paços do Concelho e recuperam o uso de carpintaria que caracterizou aquelas épocas de ouro da feira.

O espetáculo "Viver Viriato" terá a sua primeira representação com o momento do nascimento do pequeno-grande herói (a marioneta gigante de 7 metros de altura produzida pela Acert), que encarnará a personagem de Viriato. 

"Fogo de artifício e o concerto de Moullinex serão sincronizados proporcionando um momento único e singular", avançou a organização, a cargo da Viseu Marca.

"Convidei para este momento os presidentes de Câmara dos concelhos vizinhos e das cidades amigas da região Centro-Norte. A Feira de São Mateus é a feira popular histórica do país, a guardiã das feiras populares, a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica e o certame de referência da cidade-região", afirma Almeida Henriques.

Para além da sua extensa oferta de programação cultural e recreativa, enogastronómica e comercial, a Feira de São Mateus reforça em 2016 o seu estatuto de grande montra viva da identidade, da comunidade humana e da economia da região.

"Em 2016, a Feira dará novos passos no caminho da sua revitalização e qualificação para todos os públicos, residentes, visitantes e turistas, contribuindo cada vez mais para a afirmação da marca Viseu", sublinha a Viseu Marca. 

Tal revitalização refletir-se-á de igual forma na qualidade do espaço e das novas arquiteturas, nas condições de acolhimento do visitante, no cartaz de palco, na iluminação decorativa histórica e nas experiências múltiplas que fazem o “feirar” das várias gerações.

Toda a programação está disponível em www.feirasaomateus.pt, na APP para smartphones ou nas Redes Sociais.

 

PROGRAMA

 

21H30  

Grande abertura
Ligação da iluminação histórica decorativa

 

22H00

Espetáculo de teatro de rua “Viver Viriato” - O Nascimento do Viriatinho (ACERT)

 

23H00

Fogo de artifício

Concerto de Moullinex

Moullinex + Xinobi B2B

Partilhar: