Tradições dos vestidos de chita e das enguias fazem o domingo, na Feira de São Mateus

Feira de São Mateus

Domingo franco valoriza tradições emblemáticas da Feira.

Se os concursos de vestidos de chita fazem parte do imaginário de muitos os que viveram a Feira de São Mateus nos anos 70 e 80, as enguias são a tradição gastronómica que muitos fazem questão de manter nas suas visitas ao certame.

Este ano, a Feira cria o “Dia das Enguias”, com uma programação especialmente a pensar na promoção e valorização da iguaria. O programa começa logo pela manhã, às 11 horas, com um workshop de participação livre sobre como confecionar enguias fritas. Um momento protagonizado pela Confraria Saberes e Sabores do Dão, na Praça de Viriato.

Pelas 16 horas, terá lugar a conversa “A tradição da enguia na Feira de São Mateus” e o final de tarde do “Dia das Enguias” continua, às 17 horas, com um novo workshop para aprender a fazer a caldeirada e sopa de enguia. Já às 18H30, todos estão convidados para assistir ao concurso “A melhor enguia da Feira”, em que os restaurantes instalados no recinto são desafiados a concorrer com pratos que integrem a iguaria.

A noite termina com a recuperação de uma tradição muito querida dos viseenses e visitantes da Feira: o concurso dos vestidos de chita. O concurso e desfile terá lugar pelas 21H30, no Palco Banco BIC. Oito costureiras e doze modelos de vestidos vão concorrer pelos prémios. O júri selecionará no próprio dia os três melhores vestidos a concurso, com prémios no valor de 500, 250 e 150 Euros, respetivamente. Quatro das costureiras concorrem com dois modelos de vestido.

Partilhar: