Feira de São Mateus, em Viseu, celebra grandes tradições este domingo

Feira de São Mateus

“Domingo franco” recebe circuito de automóveis históricos com gincana e remata a noite com o concurso dos vestidos de chita

A Feira de São Mateus elege na sua edição 625 a valorização de grandes tradições culturais como uma aposta central.

Este domingo, 20 de agosto, o programa destaca o circuito histórico de 30 automóveis antigos, que terminará com uma gincana no Picadeiro da Feira. O concurso dos vestidos de chita, tradição recuperada em 2016 e que estava adormecida há 25 anos, regressa para uma noite com 22 vestidos a concurso.

O Clube Automóvel de Viseu, em parceria com a Viseu Marca e o Município, realiza um passeio de carros antigos que terá início no Rossio, pelas 9H30. 30 viaturas antigas de várias épocas e marcas integrarão um percurso de 35 Km que terá passagem por uma quinta vinhateira (Quinta das Camélias) e também pelo Centro Histórico. Do coração da cidade, os participantes descerão para a Feira de São Mateus para, pelas 15H30, prepararem uma gincana automóvel no Picadeiro. Um momento histórico que recupera uma das tradições mais presentes na memória dos visitantes da Feira e que teve início em 1929.

A noite é reservada para o concurso dos vestidos de chita, a partir das 21H30, no Palco Santander Totta. A tradição que integrou a programação da Feira nos anos 70 e terminou em 1993 foi recuperada na edição anterior do certame e agora regressa em força, com 22 vestidos a concurso e envolvendo 24 costureiros. Serão três os modelos premiados.

O concurso dos vestidos de chita resulta de uma parceria com o Grupo Peixoto e com a Entre Desafios.

Partilhar: